´´O importante não é viver, mas viver bem´´. Segundo o filósofo grego da Antiguidade, Platão, a qualidade de vida é indiscutível de tal modo que ultrapassa o fato de simplesmente existir. Contudo, no quadro atual brasileiro não é realidade para muitas crianças e adolescentes que convivem com o medo do abuso sexual corroborado pela incúria familiar e a falta de acesso à educação sexual no Brasil. A adversidade só se abrandará com o investimento governamental na educação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Não é considerado operador argumentativo) A priori, é evidente a cultura enraizada no país: crianças e adolescentes não podem se expressar, apenas ouvir. Com a opinião reprimida pelos pais desde cedo, em situações de assédio e abuso os jovens se calam e não relatam a ninguém o que aconteceu, muitas vezes por medo da reação e de ter sua palavra invalidada dentro do seu próprio lar. Tamanha problemática desencadeia não só a omissão de abusos como também transtornos psicológicos para a vida do efebo, como na saga de livros ´´Harry Potter´´, onde Harry tem vários acessos de raiva ao não ser escutado e acolhido. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a propagação de notícias falaciosas sobre a educação sexual vem tomando força nas redes sociais, bem como é mostrado na alegoria da caverna, diálogo platônico que alude a preponderância do conhecimento racional sob o conhecimento vulgar. Com uma sociedade alimentando tabus e paradigmas o juvenil brasileiro perde a chance de conhecer o seu corpo e saber como agir em situações de abuso sexual evidente, pois de acordo com a visão aristotélica – a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a saúde e segurança do estado-. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe ao governo federal (Vírgula) por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) (Vírgula) crie criar, por meio de verbas governamentais campanhas publicitárias e palestras abertas para toda a população que conscientizem e ensinem pais e responsáveis a acolherem dar local de fala as crianças brasileiras, outrossim a criação de planos nacionais de educação que implante a educação sexual como obrigatória em grade escolar. Somente assim o bem-estar elencado por Platão poderá ser alcançado de maneira homogênea em todo o país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |