[Sem título]

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro “Uma vida pequena”, a autora Hanya Yanahagara introduz ao leitor Jude, personagem cuja infância foi marcada pelo abuso sexual, criando um trauma que marcou-o o marcou durante a vida inteira. Fora da ficção, a experiência de Jude é compartilhada por muitas crianças brasileiras, fundamentada em uma cultura de medo e ausência de denúncias. Ademais, é preciso evidenciar que alguns relacionamentos problemáticos são socialmente aceitos, o que dificulta a libertação de algumas vítimas.  (Reestruture e formule a tese) 

Primeiramente, faz-se necessário salientar que, na maioria dos casos, não se apresenta a oportunidade de incriminar o abusador. Tal ato acontece por muitos motivos, como o fato de que a maioria desses crimes são cometidos por alguém próximo da criança, os sentimentos de medo e vergonha, ou o próprio desconhecimento de que aquela situação é errada. Percebe-se, então, que existem problemas estruturais que dificultam as denúncias, como a falta de informação e de espaços seguros, ocasionando a impunidade e, infelizmente, a continuidade desses crimes. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, há ainda a aceitação social de certas relações claramente problemáticas, apoiada por leis brandas. Para exemplificar, a obra “Minha sombria Vanessa” apresenta um relacionamento entre uma estudante de 15 anos e seu professor, de 42. De acordo com a legislação brasileira, essa relação é legal, pois a menina tem mais de 14 anos, porém, na ficção ou não, o menor é completamente vulnerável nessa relação, sendo sujeito a manipulações e estupro - como foi o caso da própria Vanessa. (Melhore a apresentação dessa discussão) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o governo federal, por meio do Ministério da Educação, crie um programa abrangente de educação sexual nas escolas, focando na prevenção e em como identificar abusos, além de contratar psicólogos, a fim de criar uma rede de apoio psicológico às vítimas e dar à a elas as ferramentas para se libertarem de seus abusos. Além disso, o Poder Legislativo deve endurecer as leis existentes contra a pedofilia e abuso sexual de crianças, trazendo punições mais graves aos criminosos. Assim, histórias como a de Jude e Vanessa poderão ter um final mais feliz. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos