O filme "Acredite em mim: A história de Lisa McVey" nos mostra os momentos de angústia e sofrimentos passados por uma adolescente ao ser sequestrada por um estuprador, sobre isso a dor e as consequências geradas quando um menor de idade é abusado não são nem cabíveis em um filme, seu comportamento muda drasticamente por conta do trauma, trazendo mudanças sociais e em alguns casos fazendo com que a vítima utilize drogas como fuga das frustrações. (Reestruture as discussões iniciais)
O medo e a insegurança ao se relacionar com outras pessoas gerados por conta do abuso acaba tornando a vítima, que sofreu tal crueldade, antissocial (Não generalize). A maior Maior parte da violência sexual ocorre em casa por um ente próximo, e se tal ato é feito pela pessoa que a criança mais deveria confiar, por qual motivo ela pode confiar em alguém que não tenha um laço mais forte, por conta disso ela se afasta evitando "problemas", causando dificuldades de convivência e relacionamentos sociais. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outra consequência do abuso infantil é quando o adolescente utiliza meios ilícitos como drogas para se satisfazer. De acordo com psiquiatras (Vírgula) as pessoas buscam drogas para preencher algum vazio, pois ela serve como anestésico contra algum sentimento negativo (Melhore a construção dessa ideia). Partindo daí (Marca de oralidade) é necessário medidas para que nossas crianças não busquem meios prejudiciais à saúde física e mental, achando que é a melhor solução para enfrentar o problema. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, caso o ato de abuso infantil tenha ocorrido é fundamental que a pessoa que tenha o conhecimento do ato criminoso preste todo o apoio à criança ou adolescente respeitando o sigilo, buscando exclusivamente acompanhamento psicológico para que os danos sejam diminuídos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Evite uma argumentação limitada ao longo do desenvolvimento. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |