)))

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No documentário " Atleta A", exibido pela Netflix, é retratado o triste caso da ginasta Maggie Nichols que sofria abusos sexuais de seu próprio médico. De maneira análoga à obra documental, na atual realidade brasileira, é perceptível a existência de diversos casos como o citado anteriormente, embora muitas vezes o abusador faça parte da família da vítima. Nesse cenário, cabe a análise acerca dos fatores que influenciam a questão (Vírgula) dando ênfase ao silenciamento do tema e a omissão governamental. (Muito bem. Formulou a tese) 

Para o filósofo Émile Durkheim os indivíduos só saberão agir quando souberem o contexto em que estão inseridos e as condições das quais dependem. Similarmente à a isso, considera-se o exorbitante número de casos diários de abuso infantil e a falta de discussão e divulgação atribuídos aos mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) um descaso, contribuindo, portanto, para a desinformação e falta de denúncias por parte dos cidadãos e também das vítimas. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o Estado (Vírgula) por conseguinte, também tem favorecido essa desconcientização, principalmente das vítimas, com a ausência de disciplinas escolares que abordem o tema violência sexual, assim informando, influenciando as gerações atuais e colaborando para a formação de futuras gerações mais cientes (Melhore a apresentação dessa ideia). Tal falha estatal, (Sem vírgula) vai em concordância com o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman que afirmava que, (Sem vírgula) algumas instituições não estão cumprindo o seu papel fundamental na sociedade e passaram a agir como "instituições zumbis".

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse, de modo que, (Sem vírgula) a CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão responsável pela proteção dos jovens, em parceria com a mídia, meio de grande repercussão, lance campanhas alertando a população em geral sobre a gravidade do tema abuso sexual e como se deve agir em frente a esses tipos de situação. Reciprocamente à isso, o Ministério da Educação, principal responsável pelas grades curriculares brasileiras, deve criar a matéria "educação sexual" com o objetivo de formar uma sociedade lúcida e amenizar os casos de abuso sexual no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos