[Sem título]

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme “O Quarto de Jack” conta a trajetória de uma mulher que é sequestrada ainda adolescente e acaba tendo que criar seu filho, fruto do relacionamento com o seu sequestrador, dentro do cativeiro. De maneira análoga à história fictícia, a questão do abuso sexual de crianças e adolescentes é uma problemática muito presente em nossa sociedade e que traz consequências drásticas para a vida das vítimas, como o estrago psicológico e lesões físicas. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, a violência sexual pode acontecer tanto no âmbito intrafamiliar quanto no âmbito extrafamiliar, ambos desrespeitam os direitos e as garantias individuais como liberdade, respeito e dignidade previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém, quando acontece no âmbito intrafamiliar, a vítima possui mais medo de expor seu agressor, isso faz com que a agressão persista e cause danos emocionais e psicológicos, como depressão, falta de confiança nas pessoas e grosseria. (Abordagem limitada. Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a escritora Lionel Shriver, tudo o que a violência faz é ensinar à criança que a força física é um método aceitável de obter o que se quer. Nesse contexto, uma criança que sofreu constante violação de sua dignidade na sua infância tem uma tendência a se tornar um adulto revoltado e agressivo, e acabar se tornando mais um agressor na sociedade. Assim, continuar aumentando a taxa de abuso contra menores no Brasil. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que a situação é grave e deve ser alterada. Para isso, cabe ao Ministério da Educação junto com o Conselho Tutelar criarem palestras nas escolas com psicólogos, no intuito de alertar o público infanto-juvenil sobre o abuso sexual e a importância de não se calar diante de tal cenário. Ademais, compete ao corpo docente ficar atento no comportamento dos alunos, de modo a identificar qualquer sintoma decorrido da violência. Assim, espera-se que essas medidas façam, não apenas, diminua o número de casos, (Melhore a construção de sentido) mas também as consequências e cicatrizes na vida de quem sofre o abuso.(A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos