O abuso sexual infantil tem ganho ganhado bastante notoriedade, entretanto, há uma impressão de que muitas pessoas negligenciam o assunto. Quando suspeitarmos que uma criança esteja sendo abusado por algum indivíduo, é um exemplo de que estamos ignorando a seriedade desse tema. Talvez isso ocorra pelo fato de que muitas pessoas têm a impressão que só o abuso sexual é crime, porém, aliciar crianças e adolescentes também é crime. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese)
Outro ponto a ser considerado é que a maioria desses casos é cometida por pessoas próximas à vítima. Dados do disque 100 mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes. Com esses dados podemos provar ser necessário falar sobre educação contra a exploração sexual. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda convém mencionar que existem diversas categorias de exploração sexual. Abuso sexual é toda forma de relação ou jogo sexual entre um adulto e uma criança, ou adolescente, visando satisfação desse adulto e/ou de outros adultos. Portanto, podemos concluir que assédio sexual, abuso sexual verbal, exibicionismo, além de outros também são formas de exploração sexual e são crimes. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Considerando o que foi analisado, conclui-se que é um crime grave e medidas precisam ser tomadas. As escolas poderiam (Reveja o tempo verbal) abordar sobre abuso sexual, o governo poderia (Reveja o tempo verbal) fazer campanhas explicando detalhadamente sobre o tema e também deixar claro que o agressor vai ser responsabilizado. Para quem já foi vítima o governo deveria facilitar o acesso a profissionais de saúde como psicólogos e psiquiatras. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Faltou planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |