Os monstros apelidados de amigos.

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em pleno século XXI, é lastimável presenciar o aumento do número de denúncias no disque 100 em relação ao abuso sexual de crianças e adolescentes brasileiros. Triste fato leva a um raciocínio de que alguma medida está sendo emplementada de forma errada ou não está sendo colocada em prática e que, portando, deve ser aprimorada, pois segundo o Ministério do desenvolvimento humano, " É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres de abusos de exploração sexual.". (Sem ponto final) Os monstros que antes estavam presentes apenas em livros de contos de fadas hoje estão dentro da casa de crianças e adolescentes indefesos. (Melhore a contextualização do tema) 

Na atual era da comunicação (Vírgula) onde a informação é acessível a todos, permanece indiscutível que o número de abusos sexuais contra brasileiros menores de idade continue elevado com os autores possuindo conhecimento das consequências para eles e para as vítimas (Melhore a apresentação dessa discussão). Estudos mostram que aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil e apenas 7 a cada 100 casos são denunciados. Um grande problema já que o governo necessita de denúncias para agir e auxiliar o menor.

(Melhore a aestratégia coesiva) O caso de Paola Guimarães que tomou "diabinho" após uma série de abusos sexuais e engravidar do vice diretor é um ótimo exemplo de como esses abusos (Melhore a construção de sentido) afetam as vítimas acarretando a elas doenças físicas e psicológicas como pesadelos e depressão (Vírgula) podendo finalizar com mais um jovem brasileiro em plena atividade retirando a própria vida por não conseguir pedir ajuda. (Reestruture a discussão apresentada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é inadmissível que a sociedade continue a fechar os olhos para um problema que está em todos os lugares e confiar seus filhos nas mãos de monstros que os atormentam. Por ser um assunto delicado muitas atitudes governamentais como órgãos públicos para dar auxílio a esses menores não são tão eficazes por precisarem de denúncias ,sendo assim, a melhor opção é a promoção de palestras por parte do governo com intuito de influenciar as vítimas a denunciarem além de ser obrigação dos pais e da sociedade observar os menores e as pessoas que possuem afinidades com eles. Só assim os jovens brasileiros estarão seguros e livres das pessoas que, como dizia Chiquinha, personagem do Chaves, "Chegou tarde na distribuição de cérebros". (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos