[Sem título]

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/02/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o filósofo Richard Rosky, em sua citação "Que tipos de mundo podemos deixar para nossos bisnetos?" (Vírgula) leva-nos a compreender a problemática da questão em que as crianças e os adolescentes estão inseridas, o abuso sexual, o que não se trata de uma situação somente atual, mas sim que perdura por muitos séculos na sociedade. (Truncamento) Trazendo inúmeras consequências físicas e mentais para essas vítimas, dado que as experiências nos primeiros anos de vida marcam e são muito importantes, acompanhando essas pessoas ao longo dela. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse viés, os danos psicológicos acontecem pois, sem embasamento e entendimento do que está acontecendo, muitas crianças e adolescentes acreditam que seja algo dentro do normal, principalmente nos casos em que os abusos são cometidos no ambiente em que a vítima mais confia: no próprio lar (Explore mais essa discussão). Dessa forma muitas das informações que são retratadas sobre os abusos sexuais são ignorados ou até mesmo ditos como falsos, deixando as vítimas à mercê dos abusadores. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Nesse contexto, também muita das vezes os danos físicos estão presentes, porém principalmente em crianças menores de três anos que ainda não conseguem encontrar formas de explicar onde está sofrendo a violência, acabando por ser percebido tardiamente pelos adultos durante procedimentos de rotina pelos adultos de confiança da criança, tonando dessa forma possível identificar o abuso (Explore essa discussão com mais produtividade). Mesmo que muito pequenas os sentimentos causados em decorrência desses acontecimentos serão armazenados no inconsciente, pois segundo o psicanalista e neurologista Sigmund Freud "As emoções não expressas nunca morrem, ela são enterradas vivas e mais tarde saem das piores formas".

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, torna-se pontual que os Ministério da Educação em parceria com o SUS, (Sem vírgula) (Sistema Único de Saúde) forneçam campanhas para as escolas, que expliquem o que é abuso e como ocorre, para que os jovens entendam que não é normal e precisa ser denunciado, bem como a disponibilização de médicos e psicólogos para atender de forma segura e eficaz as crianças e adolescentes, para que assim a esperança que os casos de abuso diminuam seja real, e que as vítimas possam ter voz. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos