Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se que esse quesito (Qual?) vem aumentando cada vez mais nesses últimos anos e foram registrados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
Muitas crianças são vítimas (Vírgula) na maioria das vezes (Vírgula) em sua própria residência (Elas são vítimas de quê?) ou até mesmo em lugares públicos a que as tornam vulneráveis a esse ponto (Reestruture). Isso pode causar um trauma psicológico muito grande (Vírgula) principalmente aos adolescentes que têm total consciência disso e podem causar um problema maior como a depressão, ansiedade e entre vários outros fatores. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Pode-se observar que isso se começa em contato físico exagerado que pode causar desconforto até levar ao a um toque, que por mais que uma criança veja tudo aquilo ainda por fim não sinta maldade nesse tal ato. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Por isso é de extrema importância o governo levantar em pauta esse assunto para que os pais fiquem atentos e expliquem para os filhos ou até mesmo em escolas para aprender a como agir em tal situação e como pedir ajuda em casos de familiares. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Faltou um projeto de texto. A discussão do tema não está explícita. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |