Segundo os dados das denúncias recebidas pelo disque 100, 70% das vítimas de estrupo no Brasil são crianças e adolescentes. Esse tipo de acontecimento pode marcar as pessoas por toda a vida e o agressor deve ser denunciado para receber punição. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
A telenovela "Totalmente Demais" (Vírgula) transmitida pela rede Globo de televisão (Vírgula) retrata a história de Eliza, uma jovem que sofreu tentativa de estilo (Como assim?) e em decorrência disso, (Sem vírgula) fugiu de casa, ficou traumatizada e passou a morar nas ruas. Tal situação é muito pertinente na vida real, onde em que as vítimas têm consequências emocionais, como ansiedade, baixa auto estima autoestima e depressão. (Explore com mais produtividade. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O criminoso deve ser preso, por isso é importante que os pais ensinem as crianças que outras pessoas não podem tocar em suas partes íntimas (Melhore a apresentação dessa ideia), para contá-los caso isso acontecer, a denúncia ser feita e o agressor ser punido, conforme aborda a Constituição federal de 1988. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) É imperativo que o Ministério da Saúde forneça ao Conselho Tutelar de cada cidade verba para assistência psicológica às vítimas (Reveja essa possibilidade de proposta de intervenção), para que desta forma as consequências sejam amenizadas. Cabe às mídias a divulgação de números para denúncias através das redes sociais com o objetivo de democratizar o acesso a essas informações. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |