O conceito de entropia, da Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. No entanto, fora das ciências da natureza, no que concerne ao abuso sexual infantil no Brasil, percebe-se a configuração de um grave problema entrópico, em virtude do silenciamento e da insuficiência legislativa. (Muito bem. Formulou a tese)
Convém ressaltar, a princípio, que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do impasse. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão do abuso sexual de crianças e adolescentes no país, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, a ausência do debate gera desconhecimento e desinformação a respeito de um assunto tão importante, tornando-se necessário tirar esse problema da invisibilidade para atuar sobre ele, como defende a autora.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a insuficiência legislativa. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas que tem o objetivo de proteger integralmente a criança e o adolescente. No entanto, essas normas não têm sido suficientes no que se refere à questão da violência sexual de menores, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim, o estatuto sendo enfraquecido, dificulta-se a resolução desse impasse.
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, devem realizar palestras nas escolas públicas e privadas com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas e divulgadas nas redes sociais dos ministérios, a fim de atingir um público maior e trazer mais lucidez sobre o problema. Paralelamente, é preciso intervir sobre a insuficiência legislativa. A partir dessas ações, espera-se resolver o problema entrópico e promover a construção de um Brasil melhor. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |