O abuso de menor não é um problema de hoje, é um problema que vem de séculos atrás. E, agora com a pandemia, os números de casos de abuso aumentaram para seis mil só nos primeiros cinco meses de 2021, pois as denúncias de violência sexual resultam 17,5% dos cerca de 35 mil casos de violência contra crianças, e, desses casos, a maioria tem algum grau de parentesco com a vítima. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Várias pessoas que foram abusadas na infância ainda carregam o trauma de pessoas mais velhas tocando nos corpos delas, mesmo depois de 10, 15 ou até mesmo mais de anos do acontecido, o trauma que essas vítimas podem carregar pode durar a vida toda, e tem algumas que conseguem superar tudo. (Argumentação limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Em 2020, o Brasil ocupou a 2ª posição do ranking mundial de exploração sexual de menores (Vírgula) ficando atrás somente para a Tailândia, e estimam q que apenas 10% dos casos de abuso e exploração infantil são notificados. (Evite um parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Reveja a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |