É notório que todos os dias crianças e adolescentes são vítimas de crimes sexuais e têm seus direitos violados, de inúmeras formas, no Brasil. A exploração sexual de crianças e adolescentes fere o princípio da dignidade humana estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e impede o desenvolvimento integral da cidadania. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nesse contexto, os órgãos de segurança pública são essenciais, já que possuem como prerrogativa máxima proteger os direitos individuais e coletivos dos cidadãos (Essa ideia precisa ser mais explorada). Nessa perspectiva, os policiais devem investigar e participar ativamente do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, acolhendo as vítimas e encaminhando-as aos serviços de proteção. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto importante é observar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Nessa concepção, esse grupo da sociedade deve ter proteção integral e prioridade nas políticas públicas. Dessa forma, a infância e a juventude são priorizadas em sociedades que querem construir um futuro melhor para todos. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, fica notório que o Estado e a sociedade devem atuar de forma conjunta no combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes. No que se refere ao Estado, os órgãos de segurança pública devem agir com rigor e promover campanhas educativas. Já a sociedade civil deve atuar, também, em campanhas educativas, bem como denunciar os casos ao Conselho Tutelar. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |