Sujeitos de Direitos

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/02/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que todos os dias crianças e adolescentes são vítimas de crimes sexuais e têm seus direitos violados, de inúmeras formas, no Brasil. A exploração sexual de crianças e adolescentes fere o princípio da dignidade humana estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e impede o desenvolvimento integral da cidadania. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Nesse contexto, os órgãos de segurança pública são essenciais, já que possuem como prerrogativa máxima proteger os direitos individuais e coletivos dos cidadãos (Essa ideia precisa ser mais explorada). Nessa perspectiva, os policiais devem investigar e participar ativamente do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, acolhendo as vítimas e encaminhando-as aos serviços de proteção. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto importante é observar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Nessa concepção, esse grupo da sociedade deve ter proteção integral e prioridade nas políticas públicas. Dessa forma, a infância e a juventude são priorizadas em sociedades que querem construir um futuro melhor para todos. (Explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, fica notório que o Estado e a sociedade devem atuar de forma conjunta no combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes. No que se refere ao Estado, os órgãos de segurança pública devem agir com rigor e promover campanhas educativas. Já a sociedade civil deve atuar, também, em campanhas educativas, bem como denunciar os casos ao Conselho Tutelar. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos