Vamos falar sobre abuso sexual? (Evite esse tipo de construção) Ou pior, abuso sexual em crianças e adolescentes, esse fato para o qual muitos fecham os olhos e fingem não ver (Evite esse tipo de construção). Infelizmente (Vírgula) o nosso país, Brasil, lidera o ranking de violência contra crianças e adolescentes na América Latina. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nos últimos 4 anos, 180 mil meninas e meninos foram vítimas de violência sexual no país. Henry, Ketelen, e Gael, esses são alguns nomes de crianças que perderam suas vidas por conta deste ato. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Na pandemia do covid-19 (Vírgula) que se deu início em 2020, os casos aumentaram drasticamente, certamente porque na maioria das vezes os agressores estão dentro de casa, pai, mãe, avô, tio, tia, irmão, essas pessoas que deveriam proporcionar amor e segurança para suas crianças, cometem esses atos imperdoáveis (Reestruture essa discussão). O questionamento que fica é, onde eles estarão seguros senão em suas próprias casas?
(Melhore a estratégia coesiva) Devemos primeiramente (Vírgula) a qualquer sinal, fazer a denúncia. A proposta que deixo é estimular o diálogo entre crianças e adolescentes com seus pais, ou com aqueles com quem se sentem mais seguros. Em segundo lugar seria fundamental e de extrema importância ter educação sexual nas escolas para seus alunos. E por último (Vírgula) mas não menos importante, dar a devida punição aos agressores.
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |