No Brasil atual, temos declarações que nos asseguram direitos em escala nacional e global, de forma igualitária, independente da raça, religião, renda, etc. A Declaração Universal dos Direitos da Criança e a Constituição federal de 1988 garantem, (Sem vírgula) a defesa aos jovens, dando-lhes direito à liberdade, dignidade e de crescerem em boas condições físicas e mentais. Porém, tendo em vista dados alarmantes sobre a violência sexual infantil, geradora de impactos negativos na vida desses futuros cidadãos, temos um quadro contraditório, que necessita atitudes urgentes. (Melhore a contextualização do tema)
As crianças e adolescentes precisam de atenção especial, uma vez que, em sua maioria, não possuem meios de defesa, portanto, dificilmente conseguiriam sair de uma situação de abuso sem a ajuda de um adulto (Reestruture essa discussão). Muitos, por medo, sequer pedem socorro, devido às ameaças dos agressores. Por isso, é importante que as pessoas próximas desses jovens fiquem sempre alerta a qualquer sinal que indique violência, como por exemplo, mudanças no comportamento. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) As vítimas desse tipo de abuso, (Sem vírgula) adquirem traumas que levam ao comprometimento no desenvolvimento físico e mental (Essa discussão precisa ser mais explorada). São fadadas a terem transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, e dificuldade na socialização e em aprenderem os conteúdos da escola. Além disso, estão sujeitas a contraírem doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis e hepatites virais, e, no caso das meninas, a gravidez precoce.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, faz-se necessário o combate ao abuso sexual infantil no Brasil com base na denúncia ligada à conscientização. A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aliada ao governo federal, pode promover campanhas publicitárias que impulsionem as pessoas a denunciarem, e também nas escolas, por meio de palestras para os jovens e seus familiares, discutindo sobre o assunto de forma a conscientizar as famílias e encorajar as crianças e adolescentes a pedirem socorro em qualquer tentativa de abuso. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |