Ostensividade escolar

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/02/2022
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O combate ao abuso e violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil passa pelo reconhecimento das consequências do problema pelos professores, diretores e pedagogos em ambiente escolar. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese. Formule a tese) 

Atrás apenas da Tailândia, está o Brasil com cerca de 500 mil casos de exploração sexual infantil por ano, além das seis mil ocorrências de abuso sexual de crianças e adolescentes apenas nos cinco primeiros meses de 2021, segundo dados do Disque 100. O maior percentual desses abusos é cometido por pais e parentes próximos da criança, razão pela qual cabe ao ambiente escolar e aos atores que o envolvem reconhecer quando certos comportamentos e atitudes dos menores discentes fogem da problemática meramente pedagógica. Crianças extrovertidas que de repente tornam-se fleumáticas (Vírgula) assim como adolescentes retidos que passam à agressividade inédita (Vírgula) são exemplos de casos que precisam ser olhados além do contexto intra-muros escolar. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao estarem em contato com os pais e parentes dos alunos, a escola precisa ter um olhar que- embora não deva ser de desconfiança arbitrária- não pode se prestar à aquiescência irrestrita com tudo o que relatam os genitores. (Reestruture. Argumentação limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, crianças e adolescentes na escola, cujas condições de vida econômica e familiar são conhecidas pela instituição como adversas, precisam ser acompanhados e monitorados tanto dentro da unidade, por professores e psicopedagogos em conversas permanentes com eles, como fora do convívio escolar, a partir de visitas dos Conselhos Tutelares nas residências, a fim de verificar possíveis crimes cometidos contra os menores, levando os casos às autoridades policiais e judiciárias. (Evite um parágrafo frasal. Proposta de intervenção incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos