O filme "Esperança", (Sem vírgula) conta a história de Claireece, uma adolescente que sofria constantes abusos do próprio pai. Nessa história também relata-se as consequências sofridas pela mesma (Use quando houver ideia de igualdade), onde a personagem engravida de dois filhos de sei seu genitor e posteriormente descobrindo que é portadora de HIV. Com isso, Claireece se vê totalmente perdida e sem nenhum apoio famíliar, perdendo totalmente o seu direito de "viver." Fora da ficção, essa realidade não se difere, visto que existem milhares de casos de crianças e adolescentes que sofrem abusos diariamente, enfrentando uma luta assutadora. Com isso em mente, pode-se citar dois fatores que agravam ainda mais a questão do abuso sexual e suas consequências, são eles: a ausência de apoio familiar e a ausência de leis rígidas. (Melhore a contextualização do tema)
Nessa perspectiva, deve-se afirmar que a ausência de apoio familiar contribui significativamente para o agravamento de casos de abuso infantil. Isso ocorre porque a mairoria de das vítimas de tais abusos não tem apoio familiar necessário para lidar com o trauma (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade). Segundo dados da revista "UOL", mais de 20% das crianças/adolescentes que sofrem de abusos são expulsos(as) de casa pelos próprios pais. Como consequência disso, o percentual de suicídio só aumenta.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de leis rígidas é outro fator que afeta negativamente esse quadro. Em 2021, foi sancionada a Lei "17.3337", (Sem vírgula) com intuito de proteger vítimas que sofrem de abusos infantis. Entretanto, essa lei não se torna ineficaz, sendo que, (Sem vírgula) é notório a existência de milhares de casos de vítimas de abuso infantil negligenciados, tornando ausente a força da mesma lei. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para que casos como esses sejam abolidos. Sendo assim, é dever do Poder Legislativo criar leis mais rígidas, aumentando a pena carcerária de autores responsáveis por esses crimes, por meio das midías, que devem expor e levantar campanhas contra o abuso infantil, estimulando escolas a desenvolver projetos e atividades pedagógicas que ofereçam apoio emocional a essas crianças, no intuito de descobrir possíveis abusos sofridos em casa ou fora dela. Dessa forma, seria possível diminuir casos de futuras vítimas do mesmo atentado, evitando mais jovens traumatizados, tornando-se presente a possibilidade de reescrever a história que Claireece não conseguiu. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |