No Brasil (Vírgula) 1 em cada 7 crianças ou adolescentes sofrem ou já sofreram algum tipo de violência sexual (Vírgula) segundo a (PeNSE) (Vírgula) no ano de 2019. Cerca de 73% dos casos acontecem dentro da casa da vítima ou do suspeito e é cometido por pais/mães padrastos/madrastas ou outros parentes, em 40% das denúncias (Vírgula) fora os casos que não ocorrem a denúncia pela vítima ou algum familiar que sabe dos acontecimentos e se cala às vezes por medo do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) fazer algo contra ela ou contra a vida dela. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A criança/adolescente tem confiança de estar com aquele familiar e é nessa que acontecem muitos casos (Vírgula) pois a criança não irá chorar ou querer sair do local que está com o suspeito simplesmente por ter às vezes bastante contato e costumes de estar em ambientes a sós com o mesmo, que começa muita das vezes fazendo chantagens, promessas para a vítima que acaba sedendo e fazendo as vontades dele, deixando gravar ou até mesmo tocar para fazer as vontades do agressor. (Evite um parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A pena imposta pela justiça para o molestador é de 3 a 6 anos de reclusão caso não haja violência grave ou ameaça, se não houver contato físico a pena abaixa (Reveja a seleção lexical) para 2 a 4 anos de reclusão (Vírgula) o que é muito pouco para uma pessoa que faz uma coisas dessas, se o mesmo fez uma vez ele irá cometer o ato outras diversas vezes (Reelabore essa ideia), quando eles poderiam e deveriam castrar o molestador para que nunca mais ele cometesse o ato e deixá-lo ao menos uns 10 anos na cadeia porque para ele foi só um momento em que ele queria se satisfazer (Vírgula) mas a vítima irá carregar aquele trauma para o resto de sua vida, muitas vezes precisando de tratamentos piscológicos por conta de uma tremenda falta de consideração e respeito do ser humano que é e já foi capaz de cometer o ato algum dia. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |