(Alanna)

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/02/2022
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundos dados bastantes confiáveis (Reelabore), sabemos que a maioria dos abusadores estão dentro da própria casa, convivendo constantemente com a vítima e muitas vezes não acreditamos, o número de crianças que vem sendo abusadas é um absurdo, há um tempo o número de meninas e adolescentes que estavam sofrendo abusos sexuais, (Sem vírgula) disparou, e com isso acordou grande partes das pessoas que ainda estavam dormindo sobre o assunto. Sabemos que o número de meninas é bastante maior do que o número de meninos, por serem alvos mais fáceis e de maior visão para o abusador. Existem várias reportagens e vários relatos dolorosos demais, que chega a ser cruel você olhar. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Esses abusos, além de prejudicar a vítima, gera várias marcas em sua vida, muitas delas sofrem com depressão, optam por se matar (Vírgula) não conseguem mais ter uma vida normal por conta disso ou quando o pior de tudo acontece que é uma gravidez indesejada, essas pessoas ficam marcadas para sempre. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) A presidente do Instituto Infância Protegida vai além quando diz que não existe perfil de abusador: embora a maioria seja do sexo masculino, mulheres também abusam, como babás, funcionárias de creche, mães, avós, entre outros. Durante a pandemia, pela maior convivência de indivíduos com sua família, percebemos que tivemos um aumento grande nesses casos (Melhore a progressão de ideias) é um grande alerta na sociedade. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Primeiro que é muito importante a educação sexual com as crianças, elas precisam saber quem pode mexer em suas partes íntimas (Vírgula) elas necessitam ter conhecimento sobre elas, não adianta privar seu filho(a) de tudo isso porque mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. (Não compreende a estrutura do texto)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Precisamos de meios importantes para ajudar essas crianças, muitas delas não têm conhecimento quando acontece tal ato, não entendem o que acaba em julgamento em ambas as partes, e sim, (Sem vírgula) sabemos que isso acontece aqui no Brasil. Também não podemos negar que temos várias campanhas e também vários meios de identificar um abusador, e várias maneiras de proteger a vítima. Esses casos devem ser expostos e mostrados sem filtros, para sabermos o quão grave essa situação é, e o grande impacto que ela tem na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos