No filme norte-americano "Um olhar do paraíso" (Vírgula) a protagonista Susie de 14 anos é morta após ser vítima de abuso sexual, cometido pelo vizinho conhecido por toda a vizinhança. Atualmente no Brasil, a realidade assemelha-se com a ficção, haja vista o crescente número de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, acarretando em diversas consequências na vida adulta. Desse modo, fatores como a omissão do assunto e a presença de ideais antigos contribuem com esse problema. (Muito bem. Formulou a tese)
A principio, é de se ressaltar como a ausência de debates e informação sobre esse problema contribuem com a sua insistência. Nesse sentido, a mídia como principal difusora de informações não evidencia essa problemática e as escolas não debatem sobre o assunto por ser considerado um "tabu" na sociedade (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Consequentemente, muitas crianças e pais não sabem como reagir diante desses abusos, optando pelo silêncio causando danos psicológicos permanentes nessas crianças.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório como ideais antigos e patriarcais interferem na sociedade contemporânea. Durante o período colonial diversas escravas jovens eram vistas como instrumentos sexuais para os seus senhores, esse tipo de pensamento ainda afeta a sociedade (Vírgula) já que, (Sem vírgula) muitas vezes as vítimas são vistas como culpadas do abuso por "provocarem" seus abusadores que por serem homens a sociedade os julga como incapazes de controlar seus instintos retrógados. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, portanto, que o abuso sexual infantil no Brasil é um problema com consequências permanentes. Por isso, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o meio midiático promoverem campanhas nas escolas e em ambientes virtuais com o objetivo de informar os jovens e adultos sobre o abuso infantil. Além disso, o Poder Judiciário deve por em prática a legislação com o intuito de punir de maneira correta quem comete tal crime. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |