Na série da Netflix, passada no século XIX, Anne with an "E", em um dos episódios a colega de turma da protagonista é abusada sexualmente pelo professor. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada, apesar de ser do ano de 1908, pode ser relacionada a do século atual no Brasil. Nessa perspectiva, o abuso sexual de crianças e adolescentes se deve à ineficiência escolar e estatal. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, faz se necessário lembrar que a educação sexual nas instituições de ensino é exigida. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) os ensinamentos sobre sexualidade não é opção, é obrigação a partir do 8º ano do ensino fundamental (Ponto final) No entanto, sobre esse assunto, os docentes discutam apenas o que está nos livros. Assim, é escasso a discussão social de violência sexual, nas escolas, que por vezes, infelizmente, é um local que também pode ocorrer. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imperativo ressaltar a falha governamental. No livro "O Cidadão de papel" (Vírgula) de Gilberto Dimenstein, fala que o Brasil é uma "cidade" que a legislação não funciona eficientemente, ou seja, o direito não sai do papel. Paralelamente, o regime de punição de abusadores sexuais é desuso (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é necessário que esse problema seja combatido.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, portanto, (Redundância) cabe ao Ministério da Educação criar campanhas publicitárias ativas, por meio das mídias digitais e nas escolas (Vírgula) para famílias e comunidades, afim a fim de conscientizar a população sobre a importância da denúncia em caso de abuso e/ou violência sexual com crianças e adolescentes. Ademais, que o Congresso Nacional de Senadores direcione para a Câmara de Deputados um reforço de lei para a punição dos agressores. Somente assim, será possível, de médio a longo prazo, reverter a realidade retratada na série de Anne with an "E". (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Melhore o desenvolvimento das discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |