O abuso sexual de menores de idade não é um problema recente, visto que existem exemplos deste ocorrido na história. Catarina Howard, a quinta esposa do rei Henrique VIII, teve seu corpo violado pelo seu professor de música ainda quando era criança. Após o acontecimento, teve relações com outros homens até o seu casamento, que aconteceu quando Catarina tinha 17 anos e Henrique 49 anos. Mesmo que este evento tenha ocorrido na Inglaterra (Vírgula) no século XVI, o abuso sexual de crianças e de adolescentes é um problema que persiste no século XXI, inclusive no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Como no caso da rainha, a maioria desses abusos manifestam-se dentro de casa, com pessoas no qual a vítima convive diariamente. Pode vir de um professor, de um primo ou até mesmo de um padrasto. Este problema persiste por conta da falta de informação que o abusado tem sobre o assunto, podendo nem ter ciência de que teve seu corpo violentado. Também existem casos no qual a vítima tem noção do ocorrido, mas não se sente segura para denunciar, principalmente quando o abuso veio de alguém da própria família. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Esse perigo é maior (Vírgula) dependendo da idade, uma vez que crianças mais novas podem ser manipuladas com maior facilidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Com isso em vista, é necessário que haja uma educação sexual nas escolas. Dessa maneira, crianças e adolescentes aprenderão os limites dos toques e da exposição dos próprios corpos. Essa medida ajudará na identificação de possíveis agressões e até mesmo trará conforto e segurança à vítima para que ela possa denunciar esses casos. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Através da implantação de uma educação sexual de qualidade em todas as escolas, serão evitados muitos casos de abuso sexual de menores de idade, assim tornando a vida da criança e do adolescente brasileiros mais segura, evitando que situações como a de Catarina Howard ocorram. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |