Em sua obra intitulada "Não perceberás: variações sobre o tema do paraíso", a psicóloga Alice Miller disserta sobre o silêncio reprimido na criança ferida. O mecanismo de defesa destacado pela autora se trata de algo deveras comum em vítimas de abuso sexual na infância e adolescência, e está comumente associado a diversos estigmas mentais sofridos pelas vítimas. Diante disso, se faz necessário analisar as causas desse problema, entre as quais se pode citar a negligência familiar e a incompetência do Estado (Muito bem. Formulou a tese) em garantir a segurança de nossos jovens. (Melhore a contextualização do tema)
Sob esse viés, entende-se que o silêncio das vítimas diante de uma situação violenta pode estar relacionado com a falta de um ambiente familiar acolhedor. De acordo com os estudos do psiquiatra Carl Jung, a influência exercida sobre um indivíduo pela família é responsável pelo modus vivendi de tal indivíduo. Se a vítima não se sente bem em seu próprio lar, dificilmente encontrará uma rede de apoio em situações de perigo. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o fracasso estatal em proporcionar a segurança de crianças e adolescentes brasileiros contribui não apenas para o problema, mas como também para as terríveis consequências provindas dele. Segundo estudos, o abuso sexual sofrido na infância e adolescência facilita o surgimento de psicopatologias e transtornos de conduta, o que piora a qualidade de vida do indivíduo e pode vir a afetar as pessoas ao seu redor. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o Estado invista em programas de conscientização do tema nas escolas. Paralelamente, é dever dos guardiões oferecer segurança e apoio a seus dependentes, a fim de eliminar o sofrimento da criança e do adolescente ferido descrito na obra de Miller. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore mais as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |