Os crescentes casos de abusos sexuais às crianças do Brasil e do mundo têm-se tornado cada vez mais preocupante e assustador. É difícil imaginarmos como um ser humano seria capaz de machucar uma criança, que na maioria dos casos, (Sem vírgula) é um de seus familiares. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O assunto em questão vem sendo pauta para muitas discussões importantes, como (Vírgula) por exemplo, a educação sexual, que precisa ser ensinada desde pequenos para conhecerem seus próprios corpos e limites. Sendo tão importante quanto a educação sexual, é necessário que a criança saiba que em caso de alguma coisa acontecer, ela não pode se calar, mas que precisa contar para alguém. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A maioria dos casos denunciados são de crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de abuso sexual de seus familiares, portanto é necessário o apoio e suporte da escola (Vírgula) pois tendo o abusador dentro de sua casa, (Sem vírgula) as vítimas precisam ter com quem falar e saber como denunciar. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Os filmes de hoje trazem assuntos necessários a serem debatidos, e importantes para serem denunciados. No filme “Um olhar do paraíso”, vemos a perseguição e método usado do abusador (o vizinho) para conseguir capturar a vizinha de 14 anos, Susie. Ela foi estrupada e assassinada, mas de alguma maneira conseguia ver e torcer para que seu abusador/assassino fosse preso e pagasse pelo que fez. São histórias como estas que precisamos impedir. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Para denunciar no Brasil, pode-se discar o número 100 no celular e fazer uma denúncia (Redundância), usufruir dos meios de campanhas nas redes sociais e também acompanhamento psicológico para com as crianças para que elas possam diminuir os traumas causados pelo abuso. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |