A violência contra menores, sejam eles crianças ou adolescentes, é uma marca antiga na história brasileira, um exemplo são as meninas órfãs que desembarcavam no país, durante o período colonial, vindas da Europa, com o intuito de serem desposadas por homens que trabalhavam nas terras da Coroa Portuguesa. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Com o passar dos séculos se tornou crime o casamento e por consequência a relação carnal entre adultos e menores de dezoito anos, todavia nos bastidores ainda há ocorrência no século XXI de abuso de menores por pessoas mais velhas (Reelabore essa discussão). Em uma grande quantidade de casos, a violência contra crianças e adolescentes, sejam meninas ou meninos, ocorre por parte de pessoas conhecidas da família, muitas vezes pela figura de um homem, seja ele um tio, avô, pai ou amigo familiar, esse indivíduo tende a manter o abuso por meio de estratégias que envolvam explorar o medo e a vergonha da vítima, estratégia que pode alegar, por exemplo, uma possível descrença por parte dos responsáveis sobre o discurso da criança ou adolescente. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator que colabora para a continuidade da prática de abuso contra menores, (Sem vírgula) é a exploração sexual, situação que em sua maioria ocorre nos estados presente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Crianças e adolescentes, em sua grande maioria do gênero feminino, tendem a vender seus corpos em busca de auxiliar de alguma maneira com a renda de suas famílias, já que são indivíduos oriundos de locais extremamente pobres. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Por consequência se torna importante políticas que implementem a educação sexual em escolas, além de um auxilio psicológico para que durante a infância e a adolescência esses jovens possam compreender se estão sendo molestados, e também em caso de violência como devem proceder. Além de políticas educacionais, é de extrema importância que quando a vítima chegue na delegacia seja acolhida e que acreditem em sua versão, afim a fim de não causar transtornos para o indivíduo violentado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |