é sobre isso amados

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/02/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A obra cinematográfica "Preciosa", (Sem vírgula) retrata o cotidiano de uma jovem de 16 anos, chamada Claireece, que sofre diversos tipos de abusos, entre eles, o sexual, pelo seu próprio pai, o que resulta em duas gravidezes. Nesse contexto, hodiernamente, situação semelhante de violência ocorre na sociedade, a saber, pela falta de informação sobre o assunto e de uma política pública voltada para essa temática (Muito bem. Formulou a tese). Assim, é válido o debate acerca do exposto, bem como, (Sem vírgula) medidas que atenuem o problema.

Primeiramente, é importante destacar que a informação é uma poderosa ferramenta de combate a esse crime. (Truncamento) Haja vista que, dessa forma, inibe a perpetuação de práticas ilícitas contra as crianças (Melhore a apresentação dessa discussão). Isso porque, pela idade tenra, muitas vezes, a criança não possui a consciência de que o ato vil praticado contra ela é errado e acaba, infelizmente, culpando-se por isso e, consequentemente, cresce com traumas por causa do abuso ocorrido. Ademais, a falta de abordagem sobre educação sexual com os jovens, de acordo com a filosofia kantiana (Vírgula) não pode ser considerada uma norma universal por não evitar a violência contra esse grupo. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, consoante ao sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, e se algo para de funcionar o corpo todo entra em desequilíbrio. Dessa forma, pela ínfima intervenção estatal voltada para práticas contra o abuso infantil essa problemática persiste na vida dos jovens e crianças, que são o corpo social. Concomitantemente, prolongando traumas irreversíveis, como o medo de se relacionar com outras pessoas e depressão, na memória desses brasileiros. Destarte, é fundamental a dissolução dessa questão em prol da integridade física e psicológica dos jovens. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para a dissolução dessa conjuntura, faz-se imprescindível que o governo federal, através de verbas governamentais, crie uma grade curricular de educação sexual nas escolas, a qual abrangerá desde o ensino fundamental ao médio, com aulas que ocorram duas vezes por semana, por meio de rodas de conversa, e que contem com profissionais capacitados para a abordagem do assunto. Para que assim, dessa maneira,  (Redundância) a realidade vivida por Claireece permaneça apenas na ficção. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos