Violência, medo e exploração. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras vítimas de exploração sexual (Reelabore). No Brasil, é considerado crime hediondo explorar e abusar de menores de idade. Mesmo assim, o país, tem altos índices deste crime com consequências desastrosas. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture as discussões iniciais)
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, crianças e adolescentes são as maiores vítimas de abuso sexual, ressalta ainda, (Sem vírgula) que muitos casos acontecem dentro da própria casa por parentes ou pessoas próximas que contam com a certeza da impunidade. Fatores sociais também colocam estas crianças e adolescentes em risco como a falta de uma família estruturada (Melhore a apresentação dessa discussão), dificuldades financeiras e outros. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Porém, este crime não está restrito aos lares brasileiros, atualmente é comum notícias de exploração (Reveja a seleção lexical) sexual nas redes sociais e em sites de pornografias. Consequência deste tipo de exposição, é possível perceber crianças com graves problemas psicológicos, depressivas, agressivas (Reestruture). E ainda vale ressaltar, (Sem vírgula) o aumento do número de suicídio entre os jovens que cresceu disparadamente nos últimos anos refletindo este problema social e com danos irreversíveis.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso enfrentar este crime e suas consequências de frente. Portanto, faz-se necessário que o poder público em parcerias com a sociedade e associações não governamentais, (Sem vírgula) criem estratégias para combater o abuso e exploração sexual de menores. Acolher as vítimas em locais seguros e prestar atendimento psicológico e médico . Além disso, é preciso valer a lei e punir com rigor este tipo de crime. Só assim, com politicas públicas eficientes, será possível proteger e cuidar das vítimas e diminuir o impacto causando pelo abuso. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |