Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil apresenta barreiras, nas quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da lacuna educacional, quanto do silenciamento social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, é importante ressaltar que o abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire,"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a lacuna educacional acaba por favorecer uma série de acontecimentos de abuso sexual de crianças e adolescentes, uma vez que, (Sem vírgula) pouco ou nada se faz para tentar transmitir a educação sexual nas escolas brasileira (Reestruture essa discussão), o que poderia facilitar a identificação e até mesmo a prevenção desses atos cruéis. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, muitas famílias optam por não denunciarem os abusadores por medo ou até mesmo pela repercussão do caso em seus ciclos familiares, já que muitos dos casos de abuso sexual de menores partem de pessoas da própria família, (Justaposição) mesmo sabendo da tamanho crueldade, tais familiares preferem ignorar esses acontecimentos que provocam sérias complicações na vida da vítima tanto física, quanto mental que passa a sofrer de forma silenciosa. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o abuso sexual de menores no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública nacional (Muito bem. Apresentou o detalhamento do meio)- será revertida na criação de projeto que impõe desde a educação primária professores especializados em educação sexual, a fim de saber identificar possíveis agressões e denunciar esses casos, tal programa deverá contar também com a presença de psicólogos nas escolas com o intuito de auxiliar as crianças e os adolescentes vítimas de abuso sexual. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo, os impactos nocivos do abuso sexual de menores no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |