O trabalho infantil é predominante no Brasil. No momento em que as crianças e adolescentes se submetem a este trabalho estão se expondo a riscos, assim como a evasão escolar e a exploração de sua força de trabalho. Privando-as da liberdade de serem crianças. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Muito importante ser tratado, evasão escolar é um dos riscos ocasionando e frequentemente ocorrido pela instabilidade financeira da família que essas crianças saem para trabalhar (Melhore a construção dessa ideia). De acordo com a Constituição federal (Vírgula) em seu artigo 7•, prevê que é proibido o trabalho por menores de 16 anos, até então devem permanecer na escola para conclusão dos estudos, daí então dá entrada no mercado de trabalho. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais exploração de sua força de trabalho, tendo em vista que as crianças e adolescentes trabalham inúmeras horas para ganhar salários muito menores que o merecido. Ou seja, ao invés de estarem estudando, brincando, aprendendo e divertindo-se estão a fazer um trabalho ilegal, o qual exige muito de seu esforço físico, além do que podem fazer. (Truncamento) Fazendo com que essas crianças e adolescentes percam sua infância e adolescência. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados sobre trabalho infantil e todas as suas consequências, através do governo devem ser implantados mais projetos sociais e culturais por meio das escolas, em seguida programas educacionais. Deste modo excluindo totalmente a evasão escolar e tirando as crianças e adolescentes da exploração de sua força de trabalho, e assim proporcionando-lhes uma infância e adolescência harmoniosa e cheia de aprendizagem. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |