Em 1969, Pelé marcaria seu milésimo gol como jogador,em pleno Maracanã.Diante de toda euforia pelo grande feito realizado,o "rei do fetebol" demonstrou-se preocupado com as crianças pobres( desamparadas e desafortunadas), estava alertando sobre as maselas mazelas que esse grupo estava exposto: fome, analfabetismo, exploração sexual, trabalho infantil etc.Mais de cinco décadas, após esse "gol de placa", a exploração da mão de obra infantil ainda preocupa. Mesmo com a criação de leis mais protecionistas e do próprio ECA( Estatuto da Criança e do Adolescente), este estigma parece longe do fim, causando graves problemas de ordem social e cultura,além de danos físicos e psicológicos a essas pessoas. (Muito bem. Formulou a tese)
Fica claro que uns dos fatores que contribuem com este "dilema-social", (Sem vírgula) é a falta de fiscalização,e aplicação de leis por parte de órgãos governamentais.Negligência estatal mais evidente quando voltada para zona rural,onde as condições de trabalho são mais degradantes,primitivas, e exigem maior esforço físico.Muitas das vezes em condições análogas à escravidão. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a questão social sofre grandes consequências negativas, pois é notório o alto índice de analfabetismo no país. Segundo a PNAD (Desenvolva a sigla),a maioria das pessoas entre 14 e 17 anos ,exercendo alguma ocupação na forma de trabalho (Vírgula) estão fora da escola.Contribuindo com o aumento do número de pessoas com baixa ou nenhuma qualificação profissional.Consequentemente elevando o nível de pobreza desses indivíduos. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se (Vírgula) portanto, indebutável a tomada de medidas urgentes, visando garantir proteção e perspectiva de futuro melhor a essa classe vulnerável.O governo federal, juntamente aos estados e municípios através de incentivos fiscais às empresas,buscando aumentar o número de interessados em acolher esse público alvo(infanto-juvenil). (Truncamento) Ficando a cargo do Ministério do Trabalho a responsabilidade de fiscalização. Além da contribuição escolar, com uma grade curricular voltada ao mercado de trabalho que possa atender ao aluno durante toda sua jornada estudantil . (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |