Roubo da Infância

Tema: Trabalho infantil no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/01/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil em 2019 havia 38,3 milhões de pessoas entre 5 a 17 anos de idade, das quais 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil. A maioria delas estavam nos piores trabalhos possíveis, infelizmente a cada ano esses números vêm aumentando. E a tendência é aumentar cada vez mais . (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A quantidade de crianças que estão perdendo sua infância é muito grande, as maioria delas trabalham para ajudar em casa e acabam saindo da escola e muitas vezes acabam não voltando para poder pelo menos terminar o fundamental (Melhore a apresentação dessa discussão), e por não terminar a escola quando adulto não conseguem um bom trabalho. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) A Na maioria das vezes não conseguem um trabalho fixo tendo que se virar como pode (Reestruture essa ideia), e em alguns casos alguns entram pro para o mundo do crime ou em situação de rua, essa é a realidade de muitos não só no Brasil (Vírgula) mas mais em muitos países é o que acontece. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para que esses problemas sejam resolvidos (Vírgula) a Câmara Federal dos Deputas  Deputados deveriam botar  (Reveja a seleção lexical) leis mais severas e colocar policiais para fazerem rondas para monitorar se tem crianças trabalhando, e deveriam criar campanhas conscientizando sobre o trabalho infantil sobre o quanto é importante elas terem sua infância, logo consequentemente as taxas iram  irão diminuir. (A proposta de intervenção está incomplete. Evite um parágrafo frasal) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos