No Brasil em 2019 havia 38,3 milhões de pessoas entre 5 a 17 anos de idade, das quais 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil. A maioria delas estavam nos piores trabalhos possíveis, infelizmente a cada ano esses números vêm aumentando. E a tendência é aumentar cada vez mais . (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A quantidade de crianças que estão perdendo sua infância é muito grande, as maioria delas trabalham para ajudar em casa e acabam saindo da escola e muitas vezes acabam não voltando para poder pelo menos terminar o fundamental (Melhore a apresentação dessa discussão), e por não terminar a escola quando adulto não conseguem um bom trabalho. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A Na maioria das vezes não conseguem um trabalho fixo tendo que se virar como pode (Reestruture essa ideia), e em alguns casos alguns entram pro para o mundo do crime ou em situação de rua, essa é a realidade de muitos não só no Brasil (Vírgula) mas mais em muitos países é o que acontece. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para que esses problemas sejam resolvidos (Vírgula) a Câmara Federal dos Deputas Deputados deveriam botar (Reveja a seleção lexical) leis mais severas e colocar policiais para fazerem rondas para monitorar se tem crianças trabalhando, e deveriam criar campanhas conscientizando sobre o trabalho infantil sobre o quanto é importante elas terem sua infância, logo consequentemente as taxas iram irão diminuir. (A proposta de intervenção está incomplete. Evite um parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Senti falta de um projeto de texto. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |