Entende-se que, (Sem vírgula) em meio a necessidade econômica que se passa na sociedade (Vírgula) em termo de pandemia (Vírgula) foi onde houve o maior aumento de crianças trabalhando nas ruas, geralmente de maneira perigosa, e até mesmo de serviços pesados e exploradores. Hoje, nossa sociedade está levando isso como normal quando na verdade a situação está pior do que podemos imaginar e na maioria das vezes ficamos de braços cruzados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Vemos diariamente crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos trabalhando devido às necessidades e muitas vezes por exploração familiar, onde pessoas desse vínculo impõem à criança a trabalhar para suprir necessidades financeiras ou até mesmo para livrar de pagar uma mão de obra justa. Outro fator mais complicado é a situação de risco pessoal dessa criança ou adolescente, como por exemplo, a saúde mental, evasão escolar, o trabalho em sinais de trânsito e avenidas - onde algumas vezes acabam sofrendo acidentes - e a exploração sexual, causando danos permanentes e até mesmo causando a morte. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Isso não quer dizer que o adolescente não possa trabalhar, pois existem leis que defendem de forma legal, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do menor (Reestruture essa discussão). Hoje é permitido o trabalho de adolescentes entre 14 e 18 anos como situação de jovem aprendiz, desde que o trabalho não afete o seu direito à educação e ao lazer, havendo (Vírgula) assim, certas condições, entre elas é a que o menor não faça esforços além do limite e que não trabalhe à noite como é determinado por lei. (Explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O que deve-se se deve fazer é gerar oportunidades para que os adolescentes se enquadrem no mercado de trabalho com seus direitos garantidos e assim possam oferecer sustentabilidade em sua casa. Outra maneira é incentivar o adolescente a buscar cursos profissionalizantes com bolsas de incentivo para que possa suprir suas necessidades e vir a ter um futuro promissor. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |