Segundo o filósofo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Assim, mostra-se relevante pensar no trabalho infantil que é de fato um problema na sociedade, crianças, jovens vão às ruas para trabalhar, não apenas pela má qualidade de educação no Brasil, como também por questões de pobreza. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, vale destacar que para um futuro mais desenvolvido no nosso país, é preciso com que jovens e crianças estudem. De acordo com o estudo cenário da exclusão escolar, o número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020. Desse modo ´´ é necessário que medidas sejam tomadas. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que por questões de pobreza, (Sem vírgula) a mão de obra infantil se tornou um recurso admissível para famílias necessitadas, pois é preciso obter o sustento familiar a partir de algum meio, no qual o trabalho infantil se tornou uma solução para famílias pobres. Sendo assim, a necessidade torna cada vez maior, e é o que impede com que as crianças tenham uma vida justa e de qualidade na educação. (Explore com mais produtividade a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, para que crianças e jovens tenham acesso à educação, é necessário que o governo invista mais na educação e famílias pobres/de baixa renda, criando programas que possam resolver essa questão, por meio de fiscalização do trabalho infantil em todas as regiões brasileiras, sendo assim as crianças possa ter (Melhore a construção de sentido) acesso à educação escolar e melhoria de vida. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |