"Eu vejo o futuro repetir o passado", diz o celébre cantor e poeta brasileiro, Cazuza, em sua música "O tempo não para", (Justaposição) neste contexto os fatos mostram que o trabalho infantil vem desde o Brasil colonial e se perpetua na sociedade atual. A superexploração infantil e a escassez educacional na nação combinados a diversos fatores resultam na precoce entrada ao mercado de trabalho ilegalmente. Assim é necessário o investimento em fiscalização e educação para o fim da problemática. (Formule a tese)
Com a Revolução Industrial inglesa, ocorrida no século XVIII, o mundo deu um passo ao alcançar o meio assalariado de trabalho. (Truncamento) Porém a mão de obra fácil constituída por mulheres e crianças era a que mais interessava os grandes donos de indústrias; (Ponto final) Assim como na nação brasileira, o aproveitamento de famílias em situação precária onde existem poucas esperanças de saída da miséria é cotidiano, tendo como consequência a exploração infantil vinda de grandes capitalistas cujo a cuja única intenção é o lucro. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo grego, Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e saúde do estado. A taxa de analfabetismo no Brasil é absurda, formada por cidadãos que tiveram que optar entre estudos ou trabalho ainda cedo, continua a crescer disparadamente fazendo contradição ao artigo 205 da Constituição de 88, onde garante a todos o direito à educação e rege que será promovida e incentivada, mas não é o que está evidente no país com a escassez e sistema deficitário educacional brasileiro. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Fica assim claro que (Melhore a construção de sentido) o governo federal por meio do Ministério da Educação deve elaborar planos educacionais e o incentivo pelas mídias ao ingresso infantil na rede de estudos para implantação da visão aristotélicas na nação canarinho. Além de investigações policiais com o fito de acabar com a exploração infantil e a criação de programas nacionais que amparem grupos de baixa-renda baixa renda. (Truncamento) Para que diferente do citado na canção do poeta Cazuza, o Brasil caminhe em direção ao progresso.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |