Foi promulgado no Brasil, em 1988 (Vírgula) a Constituição federal da república, na carta magna foi instituído a idade mínima de 16 anos para entrar no mercado de trabalho, também é permitido entrar com 14 anos na condição de jovem aprendiz. Mesmo sendo regulamentado pela Constituição, ainda existe quase 2 milhões de crianças e adolescentes em condição de trabalho infantil no Brasil. Quais os motivos de existirem tantas crianças e adolescentes na condição de trabalho infantil? E quais as consequências?
Em primeiro lugar, somente em 1988 foi promulgada a Constituição federal que regulamentou a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho (Repetitivo), visto que a lei só surgiu 400 anos após o descobrimento do Brasil, por tanto ficou um período muito longo sem lei que regulamentasse esta causa, beneficiando o crescimento alarmante do trabalho infantil. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o ator Roberto Bolanõs, interpretando o pobre menino Chaves, retrata uma grande realidade das crianças e adolescentes brasileiros, mesmo com as suas diversas atividades como por exemplo: vendedor de garrafas, engraxate, vendedor de refrescos, garçom e lavador de carro, ainda assim não conseguia sair do ciclo da pobreza. Por tanto Portanto cabe ressaltar que milhões de pequenos brasileiros saem de suas casas todos os dias para trabalharem em prol do seu sustento e de sua família, esta é a única forma de sobreviver para muitos deles, consequentemente estão prejudicando o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e físico. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos argumentos apresentados, é de responsabilidade do Ministério da justiça criar mecanismo de defesa à criança e ao adolescente. É necessário investir em educação através do Ministério da Educação, mapeando os locais mais críticos e enviando fiscalização para combater o trabalho infantil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |