Por volta do século XVIII iniciou-se a primeira Revolução industrial, com ela surgiram as fábricas que utilizavam do trabalho infantil, oferecendo condições precárias e usufruindo de muita exploração contra diversas crianças e adolescentes. Apesar do trabalho infantil ser considerado crime atualmente ele ainda se faz presente, dando ênfase à desigualdade social e ao silenciamento do tema como alguns dos causadores desse impasse. (Muito bem. Apresentou a tese)
De acordo com o site R7 (Vírgula) cerca de 39,1% das crianças e adolescentes que abandonam a escola têm como objetivo trabalhar, assim submetendo-se a péssimas formas de trabalho, para dessa maneira contribuir com a sua família financeiramente (Melhore a apresentação dessa discussão). É válido ainda ressaltar que em grande parte dos casos a iniciativa surge da própria criança. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Da mesma forma que, (Sem vírgula) é surpreendente a facilidade com que crianças e jovens conseguem ter acesso à a esse tipo de trabalho (Vírgula) demonstrando assim a carência de informações dos empregadores e dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) que a presenciam (Vírgula) mas não recorrem à denúncia por não possuir conhecimento de que tal situação seja considerada crime. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, fazem-se necessárias medidas para resolver o empecilho, as mesmas podem ter como principais contribuintes a mídia, meio de grande repercussão, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pelo bem-estar de jovens e crianças, tal pode ocorrer por meio da viabilização de campanhas que reforcem a urgência e gravidade da pauta trabalho infantil, assim mantendo os cidadãos conscientes e informados (Vírgula) demonstrando reconhecimento do prejuízo que a mesma acarreta na juventude de uma criança. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |