Júlia Alves

Tema: Trabalho infantil no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/01/2022
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, presenciamos muitas crianças que não devem nem passar dos 12 anos de idade traba-lhando trabalhando, por exemplo, em estacionamentos e em semáforos. Devemos nos atentar às necessidades, por quais motivos estas crianças realizam estes trabalhos tão novas? Existem vezes onde, mesmo tão pequenos, estão ali para sustentar vícios, como drogas. (Reestruture a discussão apresentada) 

É evidente que, muitas das vezes, ajudar financeiramente é o objetivo. Tornando assim para a criança quase que uma obrigação. Tira dela o tempo para brincar, o tempo para seu aprendizado, tempo que ela poderia está  estar criando memórias da sua infância, alguns futuramente criam traumas irreversíveis (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se avaliar também que, (Sem vírgula)o trabalho pode ter a finalidade de bancar vícios, como drogas, bebidas alcoólicas, etc. Por essa perspectiva faz o problema se multiplicar (trabalho infantil e vícios), o que torna o cenário bem mais caótico. (Reestruture)
 

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, se tratando de questões financeiras, programas sociais do governo podem suprir algumas necessidades. Agora sobre os vícios, clínicas de reabilitação é a primeira coisa a se fazer. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos