O curta-metragem "10 centavos", (Sem vírgula) retrata a história de um menino de aproximadamente 12 anos, o qual trabalha cuidando de carros para contribuir no sustento da família, niglegenciando a vida acadêmica e o lazer, que lhe são impostos de acordo com a legislação 4455/20. Infelizmente, este curta não reproduz unicamente uma história fictícia e sim a realidade de milhares de crianças em todo o Brasil. Somente no ano de 2019 havia 1,768 milhão de crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, sendo mais de 60% (Apresente a fonte dos dados apresentados) deste número composto por crianças negras ou pardas (Vírgula) o que representa outro problema problema nacional, o racismo estrutural, que não permite que haja evolução na sociedade e seja extinto o ciclo de pobreza dessa sofrida comunidade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No ano de 2021, um adolescente foi encontrado atuando como ajudante de vaqueiro, na cidade de Araguaia Pará, esta é uma das piores formas de trabalho infantil considerando que há exposição do adolescente à radiação solar, com riscos de desidratação e até de câncer de pele. (Evite um parágrafo frasal. A abordagem está limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Para combater este male é necessário que, (Sem vírgula) os veículos de comunicação façam propagandas de denúncia ao trabalho infantil. Além disso o governo deve ampliar programas como o antigo bolsa família para, sendo assim, retirar dos ombros dos jovens o peso da contribuição com a renda familiar. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |