MAIARA - COMO COMBATER O TRABALHO INFANTIL

Tema: Trabalho infantil no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/01/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura o direito à dignidade na infância como inerente a todos os cidadãos menores. Entretanto, quando se trata de trabalho infantil no Brasil, essa aquiescência não se reverbera com ênfase na prática. Desse modo, nota-se como fatores primordiais à problemática a pobreza familiar e, consequentemente, o abandono escolar. Assim, tais tópicos merecem análise crítica. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, ressalta-se a carência de recursos governamentais para a erradicação da pobreza extrema. Segundo Gilberto Dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel", apesar do país possuir uma das melhores constituições do mundo, suas leis se limitam, na maioria das vezes, somente ao plano teórico. Por decorrência desse raciocínio, o poder estatal não cumpre efetivamente seu dever constitucional de suprir as necessidades socioeconômicas dos brasileiros. Destarte, por via de auxiliar na renda, as crianças são condicionadas ao trabalho, na tentativa de trazer melhores condições em casa, uma vez que o poder público não toma atitude sobre seu papel para a sociedade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se o aumento da evasão escolar. Embora a educação seja avalizada pela Constituição federal de 1988, o início da "empregabilidade" precoce obriga o estudante a abandonar a escola. Assim, é uma questão de prioridade: comer ou estudar? Logo, a curto prazo, a melhor opção é colocar comida na mesa. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para dominar os obstáculos. O governo federal - órgão supremo na administração pública -, por meio do Cadastro Único, deve identificar as famílias de baixa renda cadastradas e incluí-las em um programa de transferência de renda, no qual o principal requisito seja que os membros menores de 18 anos estejam matriculados na rede pública de ensino, e frequentem, ao menos, 75% das aulas mensais. Com a finalidade principal de incentivar a educação e manter o sustento básico do grupo familiar. Dessa forma, busca-se-á uma vida digna, conforme menciona o ECA.  (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos