Na obra "Brasil, País do Futuro", o autor Stefan Zweing idealiza o Brasil como uma nação igualitária e desenvolvida. No entanto, quando se observa o trabalho infantil, nota-se que a idealização do autor é completamente equivocada. Assim, existem dois fatores que contribuem para a perpetuação do entrave (Vírgula) como a omissão do Poder Público e silenciamento social. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é imprescindível verificar a negligência do Poder Público como um entrave para combater o trabalho infantil no país. Consoante ao pensamento do filósofo Jean-Jacques, à medida em que o Estado isenta-se da garantia dos direitos do cidadão, há um descumprimento do contrato social elaborado junto à sociedade. Dessa maneira, essa insuficiência do aparato institucional no atendimento às demandas da nação não só contribui para o descaso com a coletividade, mas também transgride um bem assegurado na Constituição: o direito à infância. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que o trabalho infantil seja realmente combatido, faz-se necessário debater sobre. Entranto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Dessa forma, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tais entraves precisam ser solucionados. Para isso,o governo deve criar campanhas abordando a importância de combater o trabalho infantil no Brasil, por meio de postagens e cartazes espalhados em cada cidade do país, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao tema e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação nas mídias sociais do governo relatando esse problema. Paralelamente, é preciso também intervir na negligência do Poder Público presente no problema. Logo, espera-se com essas ações, (Sem vírgula) tornar um país mais igualitário e desenvolvido, como descreveu Zweing. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |