O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seus artigos, assegura às crianças e adolescentes direitos como liberdade, educação, saúde, cultura, lazer, entre outros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o trabalho infantil no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização destes direitos sociais tão importantes. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que este problema tem como grande impulsionador a situação de pobreza extrema em que essas crianças vivem. Vendo-se até sem dinheiro para comprar seu alimento diário, essas crianças, em diversas ocasiões, se veem obrigadas a trabalhar para garantir seu sustento, muitas vezes deixando a escola de lado e, junto com isso, a infância.(Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O ECA possui leis que proíbem o trabalho infantil no país e outras diversas leis foram criadas com o mesmo intuito, no entanto, essa legislação não tem sido suficiente, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Segundo o Pnad Contínua 2019, antes de 2020 quase 2 milhões de crianças ainda estavam em situação de trabalho infantil. Assim, a lei sendo enfraquecida dificulta a resolução desse impasse. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente o quanto o trabalho infantil ainda é presente no Brasil e o quanto suas consequências são graves para a sociedade, especialmente para as crianças. Para que isso mude, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) deve redirecionar maior verba para programas sociais como o Bolsa Família, que distribui dinheiro às famílias em situações econômicas vulneráveis, a fim de garantir seu sustento mínimo e evitar que as crianças dessas famílias tenham de trabalhar. Somente assim, os artigos do ECA serão devidamente cumpridos em nossa sociedade e as crianças deste país poderão usufruir de sua infância, assim como deve ser. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |