O trabalho infantil é um problema que prejudica a economia e o bem-estar físico e emocional das crianças, além de escancarar um dos maiores problemas do país: a desigualdade social. Só é possível combater o trabalho infantil observando seus dois aspectos: o econômico e o histórico. (Melhore a contextualização do tema)
Analisando a história da humanidade é perceptível que a mão de obra infantil foi largamente utilizada em muitos momentos, mas não de maneira uniforme, (Justaposição) na Era Vitoriana, por exemplo, era comum o emprego de crianças órfãs e pobres em minas, indústrias e casas de família, pois a elas não era atribuído outro destino ou função além de trabalhar, dessa forma, a sociedade via nelas uma chance de enriquecimento explorando esta mão de obra barata. (Explore o fato com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Essa relação entre disparidade econômica e trabalho infantil presente na Inglaterra vitoriana e no Brasil atual é bem explorada no livro best-seller "O caçador de pipas", onde o protagonista fala sobre suas experiências crescendo como filho de um grande comerciante afegão entre a pobreza e negligência às crianças pobres do local em que vivia, reforçando que enquanto a sociedade ignorar os mais jovens, sua exploração e os problemas derivados disso apenas aumentarão, assim como foi observado nos primeiros anos da pandemia de covid-19 no Brasil, quando houveram novos recordes de evasão escolar, provando que são os mais vulneráveis que precisam desistir da educação e trabalhar para ajudar a família. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Políticas públicas devem ser desenvolvidas para garantir estabilidade financeira às famílias carentes e a partir disso serem implantados pelo Ministério da Educação programas para incentivar a permanência das crianças pobres nas escolas, pois somente com educação de qualidade e apoio financeiro esses indivíduos poderão romper o ciclo de desigualdade ao qual estão inseridos. (Evite um parágrafo frasal. A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |