Por muito tempo o trabalho infantil foi normalizado e, até certo ponto, aceito pela sociedade, sobretudo pelos mais velhos. Cabe, (Sem vírgula) entender, no entanto, que esse cenário se modificou e hoje o trabalho infantil é crime no Brasil. Cabe avaliar as questões que favoreçam esse quadro, como questões econômicas e sociais. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a questão econômica. (Melhore a progressão de ideias) É certo que o Brasil enfrentou diversas crises ao longo da sua história, como a "crise do café" e o fim do "cruzeiro". Essas situações favoreceu o surgimento de uma sociedade com famílias que, para se manter financeiramente estável np no Brasil, necessitariam colocar seus filhos para trabalhar. Com isso, o Brasil perdura com essa situação até hoje. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítido a melhora desse quadro. Com o passar das décadas, o pais foi enfrentando reformas cada vez mais estruturantes em sua política interna em todos os sentidos, o que levou a rever a situação do combate ao trabalho infantil. Foi nesse período que surgiu vários programas, como o "Jovem aprendiz" que ajuda a inserir alunos no mercado de trabalho (Vírgula) além de outros programas como o "trainee". Dessa forma, o Brasil lentamente vai avançando no combate ao trabalho infantil. (Explore a discussão com produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Contudo, percebe-se que ainda há espaço para se fazer mais contra o combate ao trabalho infantil no Brasil. Dessa forma, o governo federal, em parceria com prefeituras e governos estaduais deve promover campanhas contra o trabalho infantil em todo território nacional, distribuindo panfletos pelas ruas, figuração em redes de TV e em mídias sociais, a fim de se ter uma melhora ainda maior nos índices relacionados. Dessa forma, pode-se ter a melhora da situação atual. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |