A Constituição federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 foram um importante marco para assegurar garantias para o público infanto-juvenil, os considerando como sujeitos de direito. No entanto, seu acesso à educação, ao lazer e ao brincar ainda vem sendo limitado pelo trabalho infantil, o qual tem estado presente na vida de muitos meninos e meninas. As causas inerentes a esta realidade podem estar atreladas a problemas macroestruturais, cujo combate tem se tornado um grande desafio, devido ao contexto socioeconômico imbuído nesse processo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, quando analisamos a persistência de trabalho infantil no Brasil nos deparamos com a falta de uma estrutura mínima de subsistência. Essa carência de recursos básicos tem sido a tônica de muitas famílias, especialmente, de áreas mais isoladas, em que muitas crianças e adolescentes trabalham para ajudar no sustento da família, a exemplo, (Sem vírgula) do que acontece em Marajo no Pará, onde a extração do açaí nos troncos das árvores vem sendo realizado, em parte, por crianças em condições, totalmente, perigosas comprometendo sua integridade com sequelas nas pernas e pés. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa realidade tem repercutido também na órbita social desse público, mais especificamente, (Sem vírgula) no seu acesso à educação, pois a condição de trabalho os inviabiliza de frequentar a escola . Neste âmbito, se considerarmos o cenário pandêmico, essa situação se agrava ainda mais, aumentando a evasão desse grupo, que para garantir a sobrevivência abrem mão da formação escolar (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, há aquelas crianças que são aliciadas por uma rede de exploração infantil que procura lucrar sob seu trabalho, intensificando, fortemente, seu estado de pobreza.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário iniciativas que revertam esse triste quadro. Para tanto, o governo federal deve aumentar a abrangência da renda básica para a parcela mais vulnerável da população, como forma de garantir a essas famílias condições mínimas de sobrevivência e, (Sem vírgula) assim assegurar que seus filhos fiquem na escola, evitando que sejam aliciadas como mão de obra barata. Ainda nesse percurso, a instância federal por meio do Ministério do trabalho deve reforçar a fiscalização no combate ao trabalho.infantil, principalmente, em zonas mais isoladas e periféricas, visando proteger nossas crianças e adolescentes de forma a lhes assegurar o pleno exercício dos seus direitos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |