O trabalho infantil ainda existe por causa da grande injustiça social que existe no mundo. No Brasil, essa diferença é astronômica. Todo mundo sabe, mas poucos se importam. A lei 227 (Vírgula) do Senado Federal, colocou na Constituição brasileira de 1988, (Sem vírgula) que o direito da criança é prioridade absoluta! (Evite esse tipo de construção) Que a família, a sociedade e o governo devem fazer esse direito acontecer. Mas, na prática (Vírgula) não é isso o que acontece. (Truncamento) Porque uma grande parte das crianças pobres deste país vivem toda sua infância sendo exploradas e muitas vezes pela própria família que tem o dever de proteger. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nas grandes cidades se vê crianças e adolescentes nas sinaleiras no meio do trânsito, vendendo coisas, pedindo dinheiro ou limpando os vidros dos carros por alguns trocados. Muitas vezes em horário escolar. É muito comum e muitos sabem, das pessoas que exploram crianças para o trabalho doméstico. Vão lá nas cidades do interior, pegam as adolescentes falando para a família que vão levar para dar um futuro melhor. Vão trabalhar e estudar. E quando chega na cidade grande não é nada daquilo. Só trabalho. Nada de estudos e muitas vezes nem um centavo como pagamento. São verdadeiramente exploradas. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo não tem como saber tudo. O conselho tutelar, também não. Logo, se faz necessário um canal de denúncia para que a sociedade possa agir. E com mecanismos de providências urgentes. Como um transporte para recolher o menor em situação de risco na sinaleira. E a adolescente no trabalho doméstico. Tem que ter uma base. Um lugar para acolher, alimentar e se for de outra cidade devolver para a família. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, fica evidente que a exploração do trabalho infantil existe e é público e notório. E, (Sem vírgula) é um problema de todos. Se a criança tem a responsabilidade do governo, dando uma escola em tempo integral, onde possam estudar, se alimentar adequadamente e brincar. Com toda certeza não irão as ruas, lixões ou outro lugar procurar comida. Já que todos os municípios brasileiros não têm uma creche. (Truncamento) Que tenha um colégio em tempo integral. Essas crianças precisam de uma oportunidade. E só o governo junto com a sociedade podem garantir isso. As crianças serão o futuro dessa nação. Como será o futuro deste país se não investir hoje em seus pequeninos? União, ação e obrigação para mudar o futuro da nação. (Reestruture)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |