O trabalho infantil (Vírgula) diferente do que se pensa, é uma realidade enfrentada por milhares de adolescentes, as estatísticas são alarmantes e chama a atenção para consequências futuras. (Evite um parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A exploração no Brasil é um marco cultural e histórico. Diante do desfasamento econômico que o país tem passado adolescentes e crianças buscam trabalho, infelizmente, encontram pelo caminho impostores que lhes impõe longas jornadas de trabalho com uma remuneração inferior, uma vez que a ideia milenar da disparidade salarial soa bem aos aproveitadores. (Reestruture a discussão)
(Melhore a contextualização do tema) Muitas vezes como encontrar um emprego pode ser bem difícil até para adultos, o jeito mais perigoso se torna viável, sendo eles o tráfico e a corrupção que arrasta famílias inteiras para o desastre (Reelabore essa discussão). Uma cultura colonial de escravidão que se sucede todos os dias, disfarçada de " ajudar" e "educar", mais mas que na verdade lucra através da mão de obra barata. (Reelabore)
(Melhore a contextualização do tema) Atualmente, como combate ao abuso infantil há o conselho tutelar (Melhore a construção de sentido), o Estatuto da Criança e do Adolescente medidas que já visão visam combater esta prática, entretanto, por falta de investimento muitas vezes não consegue beneficiar a todos que precisam de ajuda seja por violência, trabalho forçado etc. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim (Vírgula) faz-se necessária uma ação conjunta entre os agentes públicos e educadores para que esses pequenos indivíduos tenham acesso à educação, lazer e cultura. (Truncamento) Preparando-os para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania (Vírgula) mas mais sem lhes roubar a infância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |