De acordo com dados da Pnad Contínua 2019, 1,758 milhão de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no Brasil antes da pandemia. Entretanto, os indivíduos dessa faixa etária devem se concentrar em outras atividades, levando em consideração as consequências na vida escolar dos mesmos, em virtude não só por questões socioeconômicas, mas também por certa influência dos pais. (Melhore a contextualização do tema)
Como mostrado em "As Aventuras de Poliana", o trabalho infantil traz grandes consequências à trajetória estudantil das crianças e adolescentes. Na telenovela, o personagem João, apesar de ansiar pelos estudos, não frequenta a instituição escolar, uma vez que é proibido pelo pai de fazê-lo. Consequentemente, o menino perde o início da alfabetização e, quando finalmente consegue realizar o tão esperado sonho de estudar em um colégio, ele demonstra dificuldades na leitura e na escrita. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Do mesmo modo, a influência dos pais alavanca a aderência dos jovens ao trabalho, assim como no seriado "Todo mundo odeia o Chris", onde o pai do protagonista é fanático pelo dinheiro, e mostra que todos devem trabalhar, inclusive seus filhos (Reestruture essa discussão). Essa cena, tão comum no programa de televisão, mostra que, por consequência da questão econômica e social dos pais, os próprios filhos são incentivados ao cultivo do trabalho desde cedo.(Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as instituições sociais e de caridade, juntamente com o Ministério do Trabalho, devem, por meio de palestras em espaços públicos para a comunidade em geral, mostrar que o trabalho infantil leva a um resultado negativo, quando, desse modo, as crianças e adolescentes deixam de vivenciar a construção da vida social, de maneira que os responsáveis incentivem os mesmos aos estudos, para que, no futuro, os jovens possam se tornar cidadãos e contribuir para com a sociedade brasileira. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |