Criminalizada no Brasil, a exploração da mão de obra infantil causa uma ferida em uma população futura e em um aspecto pessoal, traumatiza e acaba com a infância das crianças vítimas desse meio. (Evite parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
De acordo com a legislação "A idade mínima para ingressar no mercado de trabalho brasileiro é 16 anos, exceto na condição de menor aprendiz que pode iniciar a trabalhar a partir dos 14 anos"(Art. 7, XXXIII, CF/88 e Art. 403, CLT), no entanto, na prática a realidade se prova diferente. Isso se deve principalmente à condição econômica da família, que ao se deparar com uma necessidade extrema, é forçada a inserir o menor no mercado de trabalho (Melhore a apresentação dessa ideia). Dentro desse meio, a criança acaba sendo exposta a situações de risco e de abuso, além do ambiente despreparado para elas, aumentando expressivamente as chances de acidentes graves ou até de morte.
(Melhore a estratégia coesiva) Devido ao cansaço e a o estress psicológico, esses pequenos costumam ter seu desempenho escolar afetado, isso quando não abandonam a escola completamente. Essas crianças crescem, (Sem vírgula) e se deparam com um mundo que exige não apenas força de trabalho, mas também educação, aqueles que não conseguem conquistar o segundo ficam às margens da sociedade onde constroem suas vidas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Mesmo criminalizado, o trabalho infantil vai continuar existindo e destruindo a vida das crianças envolvidas, enquanto existir desigualdade. Cabe ao Estado portanto revisar o sistema de auxílio à família para priorizar as mais necessitadas, evitando situações de desespero, também pode-se criar, a partir do estado um sistema cadastral para empregabilidade de pais e responsáveis de crianças menores de 16 anos, cortando portanto o ciclo antes mesmo que ele ameace alguma infância. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |