A infância, segundo o poema "Meus Oito Anos" , de Casimiro de Abreu, é retratada como pureza, inocência, leveza e dependência, sendo um período marcante na vida de um indivíduo. Infelizmente, o número de crianças e adolescentes, (Sem vírgula) que trabalham, (Sem vírgula) é alarmante. E o trabalho, que exige responsabilidade, disciplina e força, (Sem vírgula) viola, inevitavelmente, os conceitos que o autor traz em sua obra. Esse dilema tem reflexos negativos no desenvolvimento comportamental de uma criança e (Vírgula) por consequente, de toda uma sociedade. (Formule a tese)
Com base na Ciências Sociais, a escola interfere diretamente no comportamento de uma criança, por ser uma das instituições sociais. Com a necessidade financeira, muitas crianças passam a trabalhar para o sustento familiar, o que gera a evasão escolar, impactando a socialização fundamental para um indivíduo. Isto pode acarretar dificuldade em diversas áreas como por exemplo a comunicação; criatividade; raciocínio; coletividade e entre outros. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de aprendizagem, devido à troca da escola pelo trabalho, tem capacidade de atrasar uma sociedade inteira. O Brasil é um país emergente, que está evoluindo, no que se concerne à tecnologia, e para o contínuo progresso nacional o país precisará de pessoas capacitadas com conhecimento, adquirido pelos estudos. O abandono escolar e uma crescente no número de analfabetos , recorrente ao trabalho infantil, desencadeará uma desaceleração no avanço tecnológico brasileiro. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve-se solucionar este dilema. O Ministério da Economia deve fornecer um Auxílio Mensal às famílias carentes, cuja figura adulta são mães solteiras desempregadas, com depósito mensal de setecentos reais, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Espera-se que com essa medida, (Sem vírgula) haja uma redução nos níveis de trabalho infantil no Brasil e que as crianças se dediquem à infância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |