A Constituição federal de 1988, documento jurídico mas importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito à proteção da criança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não tem se efetivado na prática quando se observa o trabalho infantil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise que favorece esse quadro. (Apresente a tese com mais clareza)
Pode-se ressaltar, (Sem vírgula) a ausência de medidas governamentais para combater o aumento de sofrimentos causados pelo trabalho infantil (Essa discussão precisa ser mais explorada). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir o bem-estar social, que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o problema psicológico, como também o amadurecimento precoce. No Brasil, segundo o ex-presidente da África do Sul , Nelson Mandela, a educação é a arma mas poderosa que você pode usar para combater o mundo (Reveja essa afirmação). Diante desse exposto, o trabalho infantil afeta a criança por conta de desmotivação ao desenvolvimento estudantil e intelectual. Logo é inadmissível que esse cenário continue. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a esse obstáculo. Para isso, é preciso que o Poder Legislativo elabore leis mas eficazes fazendo sua função valer, tal como afirma John Locke . (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, tendo em vista que a discussão está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |